1 de novembro de 2010

Desapego...sim ou não?

Não sei...tenho me deparado ultimamente com essa dúvida acerca da afirmação que constantemente vejo por aí: "pratique o desapego!"


Por que não se apegar?
Sei que, talvez eu, muitas vezes, me apego demais às coisas, às pessoas, à situações, à palavras ditas, à promessas, à sonhos...mas não acho isso ruim. Muito pelo contrário, se for um apego saudável, como o apego seguro do Bowlby (óh eu psicologizando!) só tende a nos fazer bem. É tão bom se apegar à pessoas que também se apegam a nós...e saber que há uma preocupação e um desejo de felicidade mútuos, e aqui nem falo em relacionamentos amorosos, mas de relacionamentos entre pessoas, amigos, seres com sentimentos e abertos ao novo, abertos para se apegarem.
Simplesmente se apegar!
Se apegar à bons momentos, à recordações felizes, às belezas naturais, aos desejos incessantes, À VIDA!


Eu sou apegada à vida e à tudo que nela há.


Sofro quando por um motivo ou outro preciso me desapegar. Me desapegar à pessoas, mais ainda. Pessoas à quem abri minha vida e dei o direito de me conhecer, me tocar sentimentalmente... penso quem não devemos deixar alguém se apegar a nós se não temos a pretensão se cultivar um apego este saudável e seguro que citei.
E isso eu falo em razão de algumas situações e pessoas que vejo/observo/percebo aqui onde estou. Sinceramente, sinto que muitas pessoas aqui são tão desapegadas que dá até dó. Desapegadas à sentimentos, às pessoas, ao outro...não se importam que determinada atitude pode não ser tão adequada à situação, que alguém pode estar incomodado ou sensível e que, sim, tem pessoas que se importam, que sentem, que amam, que desejam...


Me parece que o desapego esta a um triz da falta de sentimentos.


Isto é minha sincera opinião, discorde se quiser...com todo o direito!


(Exposição "Os Gêmeos" - Centro Cultural de Belém)

Um abraço à todos, com todo o meu sincero apego. 

4 comentários:

  1. Leti, está lindo o teu blog, e eu concordo com tuas palavras. Para que deveríamos nos apegar à ideia do desapego...
    Beijos querida, saudades de todos nós aqui da terra colonizada!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com isso! Soren Keirkegaard disse que precisamos viver com paixao. Vamos sufrir, mas vida nao e so sobre felicidades, mas é uma obra de arte em que pintamos com as nossas almas. beijos querido, adoro o teu blog

    ResponderExcluir
  3. ai em portugal as pessoas são dessensibilizadas?? o q tu falou eh verdade, mas lembra do bowlby, apego em demasia sufoca.

    ResponderExcluir