Leticia Maisa Eichherr é estudante de Psicologia na UNISC e está realizando dois semestres de mobilidade acadêmica em Portugal no ISPA - Instituto Universitário.
"Um intercâmbio já fazia parte dos meus planos mesmo antes de iniciar a faculdade. Sempre soube que além de valorizar meu currículo profissional, acrescentaria muito para minha vida pessoal. E durante um tempo encarei isso como um sonho apenas. Até que em 2010 resolvi que seria a hora de botar isso em prática e realizar tal sonho. Juntei forças, economias e muita coragem para conseguir isso.
Com a ajuda da AAII, em especial da Cristiana, consegui todos os contatos, os papéis para o visto e o suporte necessário para formalizar o intercâmbio.
Escolher Portugal não foi por acaso... sempre tive uma imensa simpatia por esse país, pois afinal de contas, nossas histórias andam muito próximas. E além disso, eu tinha colegas que vieram estudar no ISPA e elogiaram o ensino daqui e a Unisc já tinha a parceira com esta faculdade, o que facilitaria muito.
Eu e minha colega Camila Deufel juntamos nosso sonho e o tornamos realidade.
Em setembro de 2010 embarcamos rumo à Portugal, estudar um semestre de Psicologia no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, em Lisboa.
Foi incrível.... cada momento proporcionou aprendizagens. Desde a adaptação à cidade grande até o entendimento da Língua Portuguesa de Portugal.
O semestre foi tão bom, que resolvi prolongar minha estada aqui, ficando por mais um semestre.
O que mais me encanta é o fato de eu conviver com todas as culturas do mundo num só lugar. Conheço pessoas do mundo inteiro. E aprendi muito mais da cultura brasileira estando aqui. Parece estranho, mas é verdade sim. Aqui ouço não apenas outras línguas, mas também outros sotaques, principalmente brasileiros. Há pessoas de todo Brasil aqui.
Enfim, muito além da Psicologia na faculdade, tenho aprendido a psicologia do cotidiano... das relações... das diferenças... da adaptação.
Tem sido maravilhosa esta experiência e eu desejo que muitos colegas possam tê-la também.
E só hoje eu acredito verdadeiramente numa frase que a Cristiana falou em um dia de palestras sobre intercâmbio: "quem acha que a infância é o melhor período da vida, é porque ainda não fez um intercâmbio!"
*Depoimento publicado no site da UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul (para acesso ao site, clique no link do subtítulo)


