26 de outubro de 2010

Da pedra mais alta...


"Me resolvi por subir na pedra mais alta
Pra te enxergar sorrindo da pedra mais alta
Contemplar teu ar, teu movimento, teu canto
Olhos feito pérola, cabelo feito manto

(...)

O medo fica maior de cima da pedra mais alta
Sou tão pequenininho de cima da pedra mais alta
Me pareço conchinha ou será que conchinha acha que sou eu?
Tudo fica confuso de cima da pedra mais alta"

(O Teatro Mágico)


Adoro esta música...adoro O Teatro Mágico...adoro o lugar em que estou nesta foto. 
Realmente, na pedra mais alta, especificamente, na Boca do Inferno. Apenas um, dos muitos lugares fantásticos que estou conhecendo aqui em Portugal. Fica perto da Praia de Cascais, onde se pode alugar uma bicicleta e ir pedalando até estes paredões, muito utilizados para escalada. Tem-se uma vista fantástica e nos faz sentir pequeninhos...conchinhas...perto da grandeza daquelas rochas, da imensidão do mar e do horizonte azul do céu...FANTÁSTICO! Vale a pena conhecer. Pegue o comboio no Cais do Sodré, são apenas 1,75 euros e 40 minutos de viagem...te garanto que as belas paisagens lhe encantarão.
Aproveito e comparo a pedra mais alta com este momento da minha vida. Tenho tido grandes aprendizagens... estou repensando vários conceitos da minha vida... refletindo muito, seja nas andanças de metro, ou nas longas caminhadas e conversas com a Camila!
Isto aqui é fantástico! É a pedra mais alta da minha vida, POR ENQUANTO! Sei que muito ainda virá e vou atrás de todos os meus sonhos...que este seja apenas um degrau do restante da escada da minha existência! E, "se depender de mim eu vou até o fim!" 
Sonhos, medos, dúvidas, alegrias, lágrimas, desejos, saudades, amores, músicas, danças...apenas palavras que farão parte de todos os momentos da minha vida, em qualquer lugar que eu estiver!

Beijos mãe, com saudades! 
Lê!

24 de outubro de 2010

Intercâmbio em Lisboa

Retomando meu blog, abandonado a quase dois meses.
Meus planos eram diferentes...pretendia escrever sempre e não deixar de relatar momentos tão especiais quanto estes que estou vivendo agora. Mas, por inúmeros motivos dei uma pausa nisso aqui e quero ver se agora tomo jeito e escrevo pra valer...

Situando meu momento de vida então: 
estou fazendo um intercâmbio em Lisboa, no Instituto Superior de Psicologia Aplicada - ISPA. Eu e minha amigona e colega Camila.
Esta sendo simplesmente maravilhoso!
Farei um breve relato de algumas coisinhas importantes, assim minha mãe lê isso aqui e também já fica mais "por dentro" (rs):

FACULDADE: estou gostando das seis disciplinas que estou cursando, são diferentes das disponibilizadas na UNISC e apenas duas horas de aula cada. Os trabalhos em geral são individuais...por um lado é bom, mas por outro, não facilita a interação com os colegas, já que a maioria se conhece e tem grupinhos. Nos diziam que os professores eram distantes e não tão pessoais, mas não é o que me parece...quase todos são divertidos, trocam bastante ideias com os alunos e são divertidos. Claro que há exceções... O ISPA é em Alfama, um bairro antigo de Lisboa, com aquelas casinhas típicas que vemos nos cartões postais e fica a 15 minutos de metro de onde eu moro.
CASA: eu e a Camila dividimos um quarto. Moramos com mais uma tcheca, a Jitka, e com um italiano, o Dario! O apê é bacana...tem o necessário: quartos, cozinha e banheiro. É em Benfica, perto do Estádio da Luz e do Shopping Colombo. Há mercados e cafés por perto...além do metro...o que facilita muito nossa vida. É um lugar tranquilo...longe da badalação do Bairro Alto, porém o metro acaba nos deixando perto de tudo. E isto é ótimooooo! lol
LISBOA: ainda não posso falar muito sobre este lugar encantador, pois a cada dia descubro algo novo...mas as primeiras impressões são ótimas! Me sinto em casa...a língua nos aproxima muito...e, além disso, os portugueses sabem muito sobre o Brasil, diferente de nós, brasileiros, que soubemos tão pouco daqui. A música portuguesa não chega aos pés da música brasileira, porém o fado, tradicional, é interessante...cantado com tanto vigor e emoção! Enjoei um pouco de bacalhau depois que comi um prato que levava nata....mas o bacalhau tradicional, grelhado é bom! Bolinho de bacalhau é ótimo...ops, bolinho não, pastel de bacalhau! Aqui pastel é a mesma coisa que bolinho no Brasil e ainda não vi o nosso pastel por aqui...aquele frito...com carne moída! O máximo uns "rissóis" (risóles)!
Os prédios, os monumentos, as ruazinhas, as casinhas tradicionais e tudo mais que tem aqui me encanta! 
Há muitos brasileiros por aqui...sempre esbarramos em algum! =)

SAUDADES: sinto sim! Não uma saudade desperadora, que me faz chorar toda a noite...mas uma saudade, por enquanto, tranquila...de quem está feliz, aproveitando muito, aprendendo a cada dia...
Sinto falta da minha família, do churrasco de domingo, de chimarrão no fim da tarde, das amigas e das festas com elas...
Fazem 40 dias que estou longe de casa...o tempo está passando tão depressa! Já relembro de momentos vividos aqui com nostalgia...foram tantas expectativas e tantos sonhos em relação à lugares, experiências e pessoas! E agora eu vivo estas expectativas... e estou feliz!

Para finalizar este post, uma foto minha, numa janela do Castelo de São Jorge, acompanhada pela minha música portuguesa preferida:

"Menina estás à janela
com o teu cabelo à lua
não me vou daqui embora
sem levar uma prenda tua..."
(Vitorino)